OS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE.

A pandemia alterou completamente a atividade empresarial, se anteriormente e os gestores de alto desempenho estavam focados em crescimento das empresas, promover inovação e obter participação  no mercado. Hoje encontramos uma alteração, os mesmos líderes mudaram o seu foco para tomada de decisão rápida, controle de custos e a manutenção.

Observamos então uma grande transformação quer nos aspetos físicos das empresas, quer nos aspetos emocionais, verificamos que essa transformação não é fácil, ela mexe com uma estrutura e leva os líderes, isso os desafia a desenvolverem uma genica ou força para liderar isso ganha-se com treinamento realizado quer pelos líderes internos, quer por outros. Para gerir pessoas é necessário pelo menos ter 4 comportamentos sugeridos pelos pesquisadores da Harvard Business Review: Eles (1) devem decidir com velocidade sobre precisão, (2) adaptar-se com ousadia, (3) entregar com confiança e (4) envolver-se para obter impacto.

Diante disso os gestores de pessoas precisam de estar preparados para lidar com os desafios da sua área, alistamos pelo menos 5 desafios encontrados como termos chaves de muitas abordagens na área de recursos humanos atualmente.
   
Desafios tecnológicos

Desde a revolução industrial que a humanidade nunca deixou de investir e ter desafios tecnológicos, se por um lado la no início os desafios eram ligados apenas as indústrias hoje estes desafios estão a transcender espaços formais da atividade laboral.

A presente fase traz desafios tecnológicos adaptar aquilo que era voltado para um único centro para vários pontos e uma supervisão local, os gestores, precisão e estão a adaptar-se a esta fase, colocar a tecnologia ao serviço da organização de formas que ela ajude a manter o ritmo de trabalho e de produção.

O grande desafio da tecnologia não é a substituição do trabalho humano mais o de facilitar a todos os processos, dai o sentido que o Escritório doméstico faz com vários computadores ligados em vários locais mais com um único domínio.


Desafios emocionais


Os homens por natureza eles gostam de planificar, a sensação que se tem de que não existem cura para a COVID-19, esta deixando as pessoas todas com o “cabelo em pé”, gerir as suas próprias emoções e daqueles que lideramos hoje é o maior desafio, as empresas estão paradas, não há produção e não havendo produção temos os dias contados.

Essas incertezas levam as pessoas a viverem numa constante pressão emocional os “ses” estão a levar as pessoas a um desequilíbrio emocional, logo dentro deste desafio os gestores de pessoas, precisão efetivamente fazer gestão das emoções dos colaboradores prestando um apoio em informações sobre a situação laborar e apoia-los com algumas técnicas de como elas podem vencer a fase do isolamento social.

Gestão da mudança

Estamos perante uma coisa nova, pela primeira vez estamos a viver aquilo que só víamos em filmes, logo precisamos nos adaptar, a informação recebida dos grandes centros de investigação da pandemia é clara, não teremos vacina para o combate em menos de 12 meses, a pergunta é: vamos parar por 12 meses?

Creio que não, precisamos de nos adaptar as mudanças nas questões básicas, as empresas que  tem o trabalho presencial precisa criar condições de biossegurança (mascaras, álcool em gel, condições para lavar as mãos com agua e sabão, bem como capacidade de medir a temperatura dos utentes e colaboradores) tanto para os seus colaboradores quanto para os seus clientes.

Outra  questão importante deve cingir-se em fazer um levantamento sobre as áreas da organização que devem funcionar em escritório doméstico e potencializa-las e quais são as que estão ligados  ao presencial, isso fará com que as organizações poupem em consumo de luz e água, benefícios como subsídios de transporte e melhora a qualidade de vida dos colaboradores com excepção.

Essa pandemia veio acelerar a mudança que se perspectiva a algum tempo, desde o horário de trabalho, tipo de trabalho, avaliação de desempenho, recrutamento e selecção de pessoas, a tipificação de contratos empresa e colaborador, legislação ligada as circunstâncias e outros.
  

Treinamento

A pandemia COVID-19 trouxe-nos uma excelente oportunidade de aprendizado, se por um lado antes os treinamentos estavam ligados aos aspetos coletivos hoje o eles estão voltados para os aspetos individuais, todas empresas tem uma excelente oportunidade de treinar os colaboradores em termos comportamentais, desde a capacidade de cumprimento de horários, cumprir objetivos e o foco nos resultados.

Mas como treinar se as pessoas não estão  a trabalhar?  Aí reside o desafio dos gestores, os gestores precisam de criar formas de treinamento dos seus colaboradores na fase em que vivemos, sugerimos, por exemplo, olhar para as plataformas que tem cursos ‘online’ gratuitos e pagos legados a sua atividade e desafiar os colaboradores a se potenciarem, criar sebentas ligadas as atividades voltadas ao desenvolvimento de competências para a presente e futura fases que a organização vai passar.


Elaborar estratégia para  pós-pandemia COVID-19

Não podemos colocar todas as aprendizagens obtidas durante a pandemia COVID-19 e colocarmos num mar de esquecimento, as empresas precisam usa-las, a legislação laboral precisa adaptar-se as organizações precisam catalogar estas aprendizagens e colocarem a disposição da organização no pós-pandemia tudo isso fará sentido, não creio que todas essas experiencias não agregaram valores.

Creio que não, mas será problema para os gestores de pessoas o trabalho em casa, também creio que alguns postos de trabalho poderão ser extintos, os processos de educação a distância encontraram o caminho para não mais parar, as redes sociais deixaram de estar voltadas para questões de entretenimento mais para o desenvolvimento de competências, as empresas não estão confinadas hoje elas são livres para estarem em qualquer lugar sob uma boa supervisão que orienta para os objetivos.

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