Sonhos & Perseverança
O assunto em questão na atualidade é áfrica, com a copa do mundo na Africa de Sul voltou a tona o grande tema e movimento que vigorou APARTHEID ("separação" em africâner), descriminação pelo qual Nelson Mandela, e outros revolucionários que lutaram para que os mesmo tivessem fim. Indaguei-me ou indagamo-nos: O que lhes motivou?
Pude caracterizar que primeiramente são pessoas que tinham sonhos. Assim como Fernando Pessoa disse que “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, somos desafiados a ter sonhos e a lutar por eles assim como Nelson Mandela e outros lutaram, por sua vez, surgem outras perguntas: qual é o teu sonho para a rua onde você vive? Qual é o teu sonho de família? Qual é o teu sonho para o teu país? Qual é o teu sonho para o mundo?
Pessoas que acreditam nos seus sonhos investem neles emocional, econômica, academicamente e os projetam. Atualmente é freqüente ver projetos globais como o de empresas verdes, da Disney e outros: http://www.disney.com.br/amigostransformandoomundo/, http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/conteudo_412977.shtml, http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/celulares-verdes-são-uma-alternativa-para-diminuicao-do-lixo-eletronico/12046 numa tentativa de fazer alguma coisa para transformar o mundo ou melhorar-lo.
Nota existem outras campanhas para essa mesma tentativa de tornar o mundo melhor, músicos se unem e fazem projetos contra violência, contra pobreza, exploração de menores, pedofilia e outros males que afligem a sociedade; é muito interessante ver grandes espetáculos como o organizado no Brasil Criança Esperança, tudo isso volto a dizer é uma tentativa de um mundo melhor.
É de apoiar tais iniciativas e precisamos desafiar as pessoas a sonharem, assim como Roosevelt disse “o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos” cada um de nós precisa continuar a sonhar para ter um futuro melhor, eles são a única condição de nos mantermos vivos, “Nunca se afaste de seus sonhos. Porque se eles forem, você continuara vivendo, mas terá deixado de existir.” Twain.
A maneira como sonhamos e nos empenhamos isso vai ditar o nosso legado.
Outro ingrediente muito interessante é a perseverança vamos nos ater no exemplo de Nelson Mandela ele foi perseverante hoje é reconhecido por isso ele disse certa vez: “Combati a dominação branca e combati a dominação negra. Acarinhei o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todos pudessem viver em conjunto, em harmonia e com iguais oportunidades. É um ideal que espero viver e que espero atingir. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer”. Algo interessante nesse pensamento é que ele estava disposto para tudo porque ele acreditava na sua visão, por vezes a nossa verdade parece mentira porque não é dita com propriedade, a perseverança nos faz constantes e intensos naquilo que almejamos.
O grupo Brasileiro Bom Gosto canta o seguinte em sua musica
Perseverança:
Eu naveguei
sobre ondas do mar
tempestades passei
cheguei a naufragar

Tantas noites chorei
por amar o meu mar
e com fé lutarei
pro meu mundo mudar

Vamos cantar, dessa vez como iguais
graças a quem lutou, muitos anos atrás
influencia que vem, da nossa velha guarda de imortais
Vem, somos o espelho do mais puro de vocês
temos orgulho de cantar nossa raiz maior
bater na mão sambar no chão
pra nossa vida ser melhor

Vem, nós somos cada voz que canta de vocês
representando cada sonho toda vez que nasce um grande amor
é o que nos faz mais um navegador.
Seja um navegador não importa a quantidade de água o que mais importa é saber que depois dessa quantidade água tem uma terra firme.
Podemos concluir que é possível sonhar com uma família saudável, sociedade saudável, e um mundo melhor e realizar; para tal precisamos ser perseverantes, ser constantes e não deixar que as lagrimas os sofrimentos temporários encubram o nosso futuro precisamos nos fitar em nossos objetivos, focalizar os sonhos. Desafio a cada leitor a chegar a essa conclusão de Rabindranath Tagore “Neste palco de formas infinitas, que é o mundo, desempenhei o meu papel.”

Por: Zorobabel Festo.

Comentários

  1. oi valeu pelo seu Blog é muito interessante gostei na vdd e necessário pessoas como vc para que muitos de nos cresçamos com isso

    ResponderEliminar
  2. Ola Kayto obrigado pela visita espero ver-te sempre por aqui... aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Zorobabel, passando para felicitar a iniciativa!! admiro o teu empenho!!

    ResponderEliminar
  4. tah bom Chirlene espero que passes sempre e leias alguns trechinhos. Obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Koinonya e Diaconia

NEW NORMAL