Sensibilidade espiritual

Recentemente estava voltando do serviço com a minha filha e esposa e ouvíamos uma música infantil do diante do trono que contava a história de Samuel, confesso já ter ouvido milhares de vezes e já se tornou enfadonha para a Otchaly, porém dessa vez ela mostrou-me uma condição da igreja que está pelo mundo.

A igreja que está pelo vive um momento ímpar, a começar em mim claro, se estivermos em Angola observamos a questão da social e económica, na Inglaterra está presente a questão do brexit, na América o Impeachment contra o Pr. Trump, na África do sul os eventos de chenofobia, Líbia e síria as guerras e muitos outros eventos que acontecem no mundo, realidade macro.

Para a realidade micro percebamos então o que está a acontecer nas famílias, quando falamos das sociedades há instabilidade para todos, nesse processo de instabilidade há uma busca desenfreada pelas coisas, a consciência de luta é muito forte da parte e porte de todos os moradores da polis, me parece aqui o que o povo de Israel vivia, num momento de muita falta de esperança era necessário ter sensibilidade no sentido de as pessoas conseguirem ouvir a voz do Senhor e quando a bíblia fala da voz do Senhor estamos diante de um quadro de transformação.

Na história do chamado de Samuel observamos que Israel estava mal e que a sensibilidade espiritual cada vez mais estava longe, o profeta Eli precisou de três eventos para perceber que quem chamava a Samuel era o Senhor.

Nos dias de hoje com o game violento, com a moral e o carácter a serem ultrajados da forma como vemos temos a necessidade de tornar a nossa sensibilidade espiritual, olhar para aquilo que o Senhor quer que se faça, não se trata de cumprir um conjunto de programas religiosos desde os mais ortodoxo aos mais contemporâneos há necessidade de cada um de nós apurar sua sensibilidade.

Algumas coisas que chamaram-me atenção a atitude de Eli e de Samuel:


  1. O rapaz conhecia a voz do seu mestreE
  2. Eli andava muito cansadoO
  3. O rapaz era mesmo activo e serviaE
  4. Eli despertou e instruiu correctamente o mancebo
  5. Samuel não sou ouviu ao Senhor mais também ouviu o seu mestreE
  6. Eli se reencontra mais a ira do Senhor não poupou sua casa devido as escolhasS
  7. Samuel faz a diferença em Israel por estar atento a realidade espiritual que o circunda e a esperança do povo regressaE
  8. Eli faz a diferença porque aceita instruir o menino ainda que o mesmo contraste a todo o ensino e desvio dele


Bom a sensibilidade espiritual é de facto uma das condições para termos soluções aos problemas objectivos das famílias, igrejas e nações no geral, uma vez perdida agimos no instinto e ao agirmos no instinto viramos bichos, ao viramos bichos os valores se perdem, ao perdermos os valores a polis fica desorganizada daí questões como corrupção, ódio, drogas, sexo livre, alteração natural da existência do ser humano, famílias destruida e tudo o mais que de formas objectiva vemos no nosso mundo.

Usemos o exemplo de Samuel e Eli se quisermos ver mudança na nossa família e país.

A minha base é a bíblia:

1 Samuel 3
                                   

Comentários

  1. É... parece ser impossível. Uma vez que os cristãos são os primeiros a perder a sensibilidade espiritual, quando se deparam com o dia MAU. Oremos por nós, para que a misericórdia do Senhor nos alcanse.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Koinonya e Diaconia

NEW NORMAL