TEMOR AO SENHOR


Temor a Deus!

Historicamente a idade dos jovens é conhecida como a fase em que as pessoas são irreverentes, pessoas que não respeitam, questionam qualquer orientação, para realização de qualquer actividade tem que saber a parte lógica da mesma. É comum ouvir da parte dos mais velhos; estes jovens perderam respeito, no nosso tempo não foi assim, o que esta a passar na cabeça desses jovens e por ai vai.
Temor Acto ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte.
Sentimento de respeito ou reverência: viver no temor de Deus.
Pessoa ou coisa que infunde medo, terror: o pirata era o temor dos mares. Dicionário da língua portuguesa.

Pessoalmente vejo que a expressão nos temor círculos religiosos as vezes é usada para defender interesses ou salvaguardar a imagem de A ou B.

Biblicamente analiso que o temor esta associado a reverencia, entendo que reverencia é respeito, e no respeito as pessoas conversam, as pessoas erram e se arrependem, as pessoas vão e voltam as pessoas amam-se.
Quando a bíblia fala de temor cria um efeito causa e efeito:

1. Temor ao senhor é vida: O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte. Provérbios 14:27.
A metafísica diz que a vida é um é um processo constante de relacionamentos. Podemos ver que a bíblia fala que o temor do senhor é a fonte de vida, a igreja é uma comunidade de relacionamentos, somos igreja porque nos relacionamos e nos relacionamos de forma vertical e horizontal e essas formas de relacionamento criam uma formula causa e efeito do tipo se eu estiver bem com a horizontal viverei bem na vertical e vice versa. Quando tememos vivemos e temos por prioridade a quem tememos.
2. O temor ao senhor é sabedoria: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:5
Sabedoria pericia para agir de maneira acertada. Quando tememos ao Senhor não fazemos coisas por fazer Deus em sua misericórdia nos capacita a fazer as coisas do tipo: a ansiedade não é uma prioridade porque o amanhã Deus dará e fará.
A bíblia diz que Jesus é a luz do mundo todos que tem a luz do mundo (Jesus) não vivem mais do acaso, essa luz que esta no interior daqueles que o receberam serve de guia, orientador de e em suas vidas, podemos crer que aqueles que não vivem de maneira sabia não tem essa luz logo são sem luz, sendo sem luz não são sábios.
Wikipédia afirma que a Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.

3. O temor ao senhor é a presença dele nas nossas vidas: Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Êxodos 33:15
Tem vezes na nossa vida que precisamos fazer um juízo de valores e nos perguntarmos o que é mais importante, o temor do e no senhor é a presença dEle nas nossas vidas, quando tememos ao Senhor perguntaremos a ele o que fazer antes de agir, encontro no texto acima o maior exemplo de temor se o Senhor não for comigo não irei! Quantos de nós tem essa autoridade de fazer isso perante Deus?

É interessante ver que somos pessoas cheias de sonhos todos correndo para conquistar coisas mais todas essas coisas sem o Senhor é palha com o vento se espalha, a nossa capacidade humana sem temor ao senhor gera morte, sofrimento, desrealização, cansaço e tristeza.
Que cada um possa ter vida, sabedoria e andar na presença de Deus isso é temor, isso é Deus agindo em nós e por nós!

Amem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Koinonya e Diaconia

NEW NORMAL