PÁSCOA – O CONCEITO DO CRISTIANISMO.

PÁSCOA – O CONCEITO DO CRISTIANISMO.
Na linguagem de empresarial conceito significa uma cadeia de seguimentos da empresa, desde a sua apresentação até os elementos mais intrínsecos da organização.
Com a semana santa muita coisa veia a minha cabeça, primeiro porque não tenho sido desafiado a pensar teologicamente, porem senti uma vontade enorme de produzir alguma reflexão sobre páscoa não sei se posso considerar que fui “iluminado pelo Senhor” para escrever algumas coisas sobre a páscoa que em meu ver vejo que é o conceito do cristianismo.
Porem isso me fez viajar nos tempos de seminário em que nossa vida era remetida a grandes reflexões teológicas e me fez pensar em Constantino a quando do seu sonho em que “se Deus lhe desse a vitoria a cruz passaria a ser o símbolo oficial do império romano” adoptou um conceito! Remete-nos também o que a quando do surgimento do termos Cristãos que significa aqueles que seguem Cristo que antes eram chamados os do caminho... “aqueles que se apostataram do judaísmos” mereceram o nome de Cristão.
Diante dessas duas evidencias encontramos aspectos fundamentais para fundamentar que a páscoa – é o conceito do cristianismo.
1. O nascimento de Jesus foi sobrenatural;
2. A morte de Jesus foi humana, ou seja, cientificamente foi comprovado que Jesus morreu;
3. A ressurreição de Jesus comprova a sua divindade que foi apregoada desde o nascimento que é pra não falarmos desde a queda do homem
Os discípulos foram chamados de cristão – cinco aspectos fundamentais para formar a identidade:
1. Ganharam um nome – Cristãos – interessante que o termo no grego chrematizo traduzindo significa “foram chamados” por isso a expressão ganharam um nome.
2. Ganharam uma missão – Jesus antes de subir deixou bem claro qual seria a missão daqueles que o seguiriam “ide a todos os povos levando as palavras que vos ensinei e ensinei também e baptizando-os em nome do pai do filho e do espírito santos depois ensinem os a guardar estes ensinamentos.”
3. Ganharam uma assembleia – igreja – Jesus antes de subir deixou o seu povo um local onde gozariam de edificação para que as portas do inferno não prevaleçam contra ela, Jesus separou a sua assembleia com objectivo de o adorarem.
4. Ganharam vitorias e derrotas aparentes – Jesus antes de subir orou e pediu que não os (nos) tirasse do mundo mas que nos livrasse dele, e que diante de dificuldade deveríamos ter animo porque ele na realidade venceu todas e nós nele temos a capacidade vencer as dificuldades
5. Ganharam a vida eterna – quem recebe esse Jesus ressurreto tem a vida eterna, tem vida e vida em abundancia, vida que nunca acaba.
A cruz nos remete a estratégias.
A linguagem simbólica diante de dificuldades como perseguições sempre foi útil, hoje precisamos usar a cruz como o verdadeiro símbolo do cristianismo, voltemos e pensemos no conceito.
Pontos fundamentais da cruz:
1. Nosso símbolo – a cruz tem para os cristãos duplo significado: Deserto e Manancial. Varias tem sido as interpretações que se dá a cruz, acredito e tem a sua lógica e servem até de meios para edificação, porém eu prefiro pensar como Paulo quando ele se refere a cruz: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20. Precisamos entender que a cruz para os cristãos é fundamental para vencermos a vicissitudes que o exercício da vida nos remete;
2. Simboliza a vitoria do nosso serviço - é interessante que sempre que encontramos um templo sempre vemos uma cruz, quando encontramos um ponto de pregação lá tem um símbolo, carros de crentes com o símbolo da cruz, portas de casas, uns carregam pelo pescoço... Tudo isso mostra o nosso serviço em levar a nossa marca para aqueles que não conhecem a nossa marca MISSÃO
3. A cruz serve para nos edificarmos mutuamente, expressões como essas “meu irmão olhe para cruz”, interessante, mas o corpo de cristo passa pela cruz. Os sofrimentos de uns afectam a todos e isso me leva a pensar na igreja de hoje estamos passando pela cruz se passarmos por ela de forma positiva ai sim veremos o quanto ela é fundamental para nós. IGREJA
4. A cruz simboliza vencer as batalhas do inimigo precisamos hastear sempre isso nos remete a pensar como podemos usar esse poderoso símbolo em momentos de combate, contam a historia que na época das conquistas os símbolos falavam muito altos, o meu símbolo era capaz de vencer sem mesmo eu estar presente, o meu símbolo significa que ninguém pode ocupar, os territórios ocupados por Israel hoje tem o símbolo de Israel e ninguém ou invade. A Cruz é o nosso símbolo.
5. Ninguém terá a vida eterna se não aceitar a historia da cruz na sua vida, Jesus morreu na cruz para salvar-nos isso é tão puro e eficaz para nos salvar e em nenhum outro há salvação.
Concluindo precisamos resgatar individual e colectivamente a páscoa que é o conceito do cristianismo, ela por sua vez passa por duas coisas fundamentais, a morte e ressurreição de Cristo trouxeram dois ganhos para o cristianismo: Um Nome e Um Simbolo. Cristãos/Cruz
Cristo morreu e ressuscitou hoje ele vive e reina!
Vosso Servo em Cristo
Zorobabel Alberto Festo Mateus
Olá Zuro, estive procurando pelo mentes pensantes. Só agora achei depois de publicares no grupo jovem da CBA no Faceook. Deus te abençoe grandemente. Abraços
ResponderEliminar