Páscoa tempo de despertar!  




Chegamos em mais um dia, momento da nossa história da humanidade e dos cristãos em que paramos para celebrar a Páscoa, está que é vista de diversas maneiras. A Páscoa na actualidade pode ser percebida na perspectiva comercial, espiritual e religiosa. 

  1. Comercial - para os comerciantes destaca-se nesta fase um tipo de comércio vende-se mais ovos e peixe boa fase para aumentar os preços dos produtos e faturar mais algum, nisto melhora-se a montra das lojas, os mídias reforçam as publicidades, igrejas com spots publicitários intensificam suas campanhas de lenços, fitas, jejuns, vigílias, correntes e muito mais, porém será que é este o sentido da Páscoa?
  2. Espiritual - tempo de retiro de uma tentativa de reflexão de um ser finito buscando o sentido infinito da vida, refletindo no que éramos, no que somos e no que deveríamos ser, daí extraímos a verdade sobre nós onde alguns reconhecem que precisam caminhar para o alvo acertando cada vez mais o ideal de vida, deixando a ideia de um Deus que apenas transcende para um Deus relacionamental nos apegando imanentemente a Deus como guia, libertador e Salvador, porém a questão mantém-se será que está é a Páscoa?
  3. Religioso - a religião pode ser vista em duas perspectiva a primeira como a tentativa de o homem repetir uma série de eventos com o seu próprio esforço inconscientemente para se religar ao sobrenatural, a segunda continua a ideia de o homem religar-se ao sobre natural porém provido de razão e percebendo cada passo que dá (razão) reconhecendo sua finidade submetendo-se então a esse sobrenatural pedindo amparo as suas falhas. Percebe-se nesta fase de Páscoa que no campo religioso surgem acertos e falhanços para os primeiros eles têm a ideia que nessa fase devemos intensificar as ações no sentido de religar, daí então a presença de um evangelho comercial onde quem dá mais religa-se mais já os segundos estão na perspetiva da reflexão e da negação que nesta fase há reflexão e reconhecimento de que sozinhos, ou seja, o conjunto de ritos humanos não são o meio de alcançar. Para os primeiros a visão da Páscoa é fazer para alcançar já os segundos não precisamos fazer porque o sobrenatural já fez por nós. 

Concluindo...

A Páscoa cristã tem um definição muito simples que ouvimos todos os dias porém temos dificuldade de implementa-la, a Páscoa cristã é o momento em que celebramos a vitória do cristianismo, Jesus morreu e ressuscitou, logo Ele tem o poder sobre a morte e partilhou isso connosco, essa é a arma mais poderosa do cristão, então esqueçamos o comércio e a religião sem vida e partamos para reflexão e agradecimento pelo que o Senhor fez por nós, tudo que precisamos para viver está em Jesus e isso encontramos poder e autoridade na Páscoa. 


Feliz Páscoa. 


Depois voltou aos discípulos e lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Mateus 26:45. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Koinonya e Diaconia

NEW NORMAL